A pergunta pode parecer ao inicio despropositada, mas hoje em dia ouvimos falar por todo o lado que se esta num projecto, ou projecto X e Y. Afinal do que falamos em concreto quando se fala de um projecto.
A definição de projecto não pode ser mais simples do que:
- Algo único.
- Com um propósito.
- Elaborado ou desenvolvido dentro de um tempo definido
- Com um custo definido
- Com uma qualidade definida
- Que vá ao encontro do que o cliente solicitou.
Este descrição pode parecer algo simplista, mas a realidade mostra-mos que as explicações mais simples são as melhores.
Após esta introdução podemos nos alongar em explicações mais pormenorizadas, Deve ser neste momento que os leitores que não gostam de temas profundos desistem.
Quando falamos em algo único, contemplamos a realização não repetitiva de uma tarefa. Construção de uma fábrica automóvel é um projecto, só se realiza uma vez no tempo, os automóveis que depois saem da fábrica não são projectos, são produção, no entanto o processo de desenvolvimento de um novo modelo automóvel é um projecto, ate ao momento em que entra em produção em massa. Assim definimos algo único como não realizado anteriormente (não de forma exactamente igual) e que não se vai repetir no futuro.
O propósito de um projecto advém de uma necessidade ou oportunidade dentro da organização ou de uma imposição legislativa. O propósito deve ser bem definido e deve ser o fio condutor do projecto, se o propósito se altera o projecto altera-se ou deixa de fazer sentido. Como exemplo imaginemos que temos que alterar o sistema financeiro de uma empresa porque pela primeira vez os impostos mudaram, criamos um projecto para implantar esta alteração, mas se a meio do projecto existe uma alteração nos impostos e fica tudo na mesma, o projecto deixa de fazer sentido e como tal deve acabar.
Uma das linhas mestres de projecto é o tempo, o projecto deve ser definido no tempo. Esta linha esta em muito ligada ao propósito, se alteramos o propósito alteramos o tempo, como tal devemos alterar ao mínimo o propósito. Os projectos tem como objectivo entregar qualquer coisa numa dada data, caso esta data se altere podemos ter, ou não, impacto no custo e qualidade do que nos prometemos a entregar. O tempo define o término do projecto, não existem projectos que não acabam, coisas que não acabam não são projectos.
Todos os projectos têm um custo, é o custo que em muitos casos move o projecto. Qualquer actividade humana pode ser definida em termos de custo, e no caso dos projectos esta relacionada entre o tempo de execução e a qualidade que se pretende atingir, sem deixar de ter em vista o propósito do projecto e a satisfação do cliente. Se nos atrasamos na execução de uma tarefa podemos ter um custo por atraso ou um custo acrescido ao empregar mais recursos para colmatar a perda inicial. Todas as tarefas realizadas têm recursos humanos ou materiais, que são contabilizados no custo.
A qualidade é provavelmente a característica mais difícil de aferir em um projecto, mas a melhor definição que encontro é a capacidade de realizar o rastreio entre os requisitos levantados, que derivam do propósito do projecto com as entregas feitas ao longo do projecto mais a satisfação geral do cliente, atingido dentro do tempo e custo definido, de acordo com uma metodologia aceite.
Por ultimo a satisfação do cliente. Se existe algo difícil de aferir podemos dizer que é a satisfação de cliente. A satisfação de cliente pode ser atingida pela correcta comunicação entre a gestão de projecto e o cliente, mantendo as entregas de projecto balizados pelos requisitos. Este aspecto da gestão de projectos pode ser, para muitos, o mais difícil de gerir. As expectativas declaradas e escondidas dos clientes devem ser postas as claras o mais cedo possível de forma a, ao se realizar as entregas, as necessidades ou oportunidades são satisfeitas.
Como podem verificar, a explicação, sucinta, do que é um projecto é simples.
Bons projectos.
Miguel Sá Morais
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